PESQUISAR


www.neocosmeticos.blogspot.com

RECONHECIMENTO 2013

RECONHECIMENTO 2013
premiação de eudora

sempre eudora

sempre eudora 2

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

HORA DA FAXINA NA SUA NECESSAIRE

Que tal começar o ano renovando seu estoque de cremes, maquiagens e outros produtos de beleza e higiene? Não, não é só para deixar tudo de velho para trás e começar o ano do zero, a questão são os riscos que esses cosméticos podem oferecer a sua saúde, se ficaram com o prazo de validade no ano que passou.

Muitas pessoas ficam relutantes em jogar fora aquele creme importado só usado em ocasiões especiais, para não desperdiçar, ou aquela base caríssima que deixa a pele aveludada e perfeita. E resolvem ignorar a data de validade para evitarem a perda. Mas tenha certeza que ela será bem maior com o uso desses produtos “passados”. Não é só comida que estraga, os produtos de higiene e beleza são suscetíveis a sofrerem contaminação por bactérias e fungos, favorecida pelo contato do produto com o ar. Segundo a química Vanessa Maiolla, isso acontece mesmo com os conservantes, pois, após o prazo de validade, eles perdem seu efeito e estabilidade. “Possibilitando assim a contaminação do cosmético por microorganismos”, explica.

O resultado: irritações na pele, que vão de vermelhidão a infecções e alergia, principalmente na área dos olhos - nesses casos o uso do produto, como lápis, rímel e sombra vencidos, pode até ocasionar uma conjuntivite, afirma a dermatologista Daniela Leal. “E se já houver alguma lesão, como machucados e espinhas, as conseqüências podem ser ainda piores”, alerta a médica.

Por isso é bom sempre conferir a validade do produto, tanto os que já possui em casa, como os que vai comprar. Todo rótulo de produto, segundo o Código de Defesa do Consumidor, deve fornecer informações - de forma correta, clara e legível – não só sobre a validade, mas também referentes à qualidade, quantidade, preço, garantia, origem e riscos do produto a saúde e segurança do consumidor.

Uma alternativa para não perdermos a noção de durabilidade do produto após jogarmos a caixa fora é colocar a data em uma etiqueta. Mas se você esquecer, pode prestar atenção nas mudanças de características do produto. De acordo com a química Vanessa, os indicadores de que o hidratante, shampoo ou maquiagem devem ser trocados são: alteração da cor ou cheiro do produto, mudança de consistência (cremes, protetor solar, loções) e na textura (lápis de boca e olhos), endurecimento (no caso de rímel, lápis, pó) e borda escurecida (base).

Então fique atento e deixe o bom senso prevalecer no lugar do pesar, pois você poderá se lamentar em dobro depois. Aproveite o início do ano para dar uma faxina na sua nécessaire e ver o que pode ser usado e o que deve ir direto para a lata de lixo, sem dó.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...